top of page

GOISP Regular e Reconhecido


Dia do Maçom 2019 realizado no Lar Sírio Pró Infância em São Paulo (SP) (Foto: DCM Goisp)
Dia do Maçom 2019 realizado no Lar Sírio Pró Infância em São Paulo (SP) (Foto: DCM Goisp)

No dicionário on-line de Português, regularidade é a “Qualidade ou estado do que é regular. Conformidade com as leis, com as normas: regularidade do movimento dos corpos celestes”. Na mesma fonte, reconhecimento é “Ato ou efeito de reconhecer, admitir como verdadeiro: reconhecimento de um direito. Lembrança de um benefício, gratidão por ele: testemunhar reconhecimento”.


Na Maçonaria um Grande Oriente ou Grande Loja são considerados regulares, e em ato contínuo reconhecidos, quando recebem sua carta patente de outro Oriente já existente e que trabalham dentro dos preceitos maçônicos. Ainda, um Oriente pode ser considerado regular também, quando três lojas que tiveram sua origem de modo regular (tendo uma carta patente dada por oriente já existente) decidem se juntar e fundar uma nova potência.


Buscando nos Landmarks de Mackey conteúdo para os temas, no 1º, “Os meios de reconhecimento”, está escrito: “Os processos são os mais legítimos e inquestionáveis de todos os LANDMARKS. Não admitem mudanças de qualquer espécie, pois, sempre que isso se deu, funestas consequências vieram a demonstrar o erro cometido”. E ainda, no 14º, “O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em qualquer loja”, consta: “O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em qualquer Loja é um inquestionável LANDMARK da Ordem. É consagrado direito de visitar, que sempre foi reconhecido como um direito inerente que todo Irmão exerce quando viaja pelo Universo. É a consequência de encarar as Lojas como meras decisões, por conveniência, da Família Maçônica Universal”.


O Grande Oriente Independente de São Paulo cumpri todos os princípios de regularidade e reconhecimento. Ambos, avalizados também por esses dois LANDMARKS.


Em especial, sobre as cartas patentes, o GOISP os recebeu não só de uma Grande Loja, mas de 3, que são elas:


  • Gran Loggia Regolare D’Itália Degli AA.’. LL.’.AA.’.MM.’. em Cosenza – Itália: em dia 25 de Setembro de 2012, sob nº 07 pela ”. Dando legitimidade aos seus trabalhos.


  • Gran Logia Soberana UMSOI de La Republica de Colombia: ratificando a anterior em 12 de Junho de 2015 em Barranquilla – Colômbia.



  • Gran Oriente Nacional Colombiano de 1824: em 11 de novembro de 2018 em Cartagena de Indias – Colombia.




O GOISP é a única potência maçônica em São Paulo e no Brasil que tem uma Carta Patente expedida por uma potência centenária. Por todas essa razões, o Grande Oriente Independente de São Paulo é Regular e Reconhecido e pratica portanto a verdadeira maçonaria.


Faça parte da família GOISP. Fale conosco.


Jorn Mendes Netto MTB: 71351 SP Diretor de Comunicação e Marketing do GOISP


409 visualizações
bottom of page