top of page

PRINCIPIOS UNIVERSAIS

     I -          A Maçonaria proclama como sempre o fez, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a      denominação de Grande Arquiteto do Universo.

     II -         É uma instituição filosófica, que proclama a liberdade pensamento e consciência, defendendo a mais plena liberdade de expressão como direito fundamental e inalienável do ser humano e, para garantir a todos a amplitude dessa liberdade, ela exige a tolerância.

     III -        A Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças e de quaisquer crenças religiosas, sistemas filosóficos, ideológicos e políticos, desde que sejam livres e de bons costumes.

     IV -       A Maçonaria combate a ignorância, a superstição, a tirania e qualquer forma de pré-julgamento do ser humano.

     V -        A Maçonaria condena a exploração do homem pelo homem, o cerceamento da liberdade, por qualquer forma, os privilégios e regalias indevidos, mas enaltece o mérito da inteligência, a prática da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviço à Ordem, à Pátria e à Humanidade.

     VI -       A Maçonaria, por ser uma entidade mediadora nos choques ideológicos entre os homens, proíbe, em suas Oficinas, discussões sobre matérias político-partidárias e o sectarismo religioso.

     VII -      A Maçonaria Simbólica se divide nos três graus universalmente conhecidos e adotados: APRENDIZ, COMPANHEIRO e MESTRE.

     VIII -     A Maçonaria revela a lenda do Terceiro Grau em todos os Ritos.

     IX -       A Maçonaria, cujo objetivo é combater a ignorância em todas as modalidades, constitui-se numa escola de moral e ética, impondo o seguinte programa:

          1 -        Obedecer às leis democráticas do País;

          2 -        Viver segundo os ditames da Honra;

          3 -        Praticar a Justiça;

          4 -         Trabalhar pela Felicidade do gênero Humano, até conseguir sua emancipação progressiva e pacífica através da Justiça, que impõe o respeito aos direitos e o cumprimento dos deveres.

     X -        A Maçonaria adota o LIVRO DA LEI SAGRADA, o ESQUADRO e o COMPASSO, como suas Três Grandes Luzes Emblemáticas, que devem estar sempre sobre o Altar, em conformidade com o Ritual adotado.

POSTULADOS UNIVERSAIS

Em razão de seus Princípios proclamam, também a Maçonaria, os seguintes postulados:

 

     I -       Amar a Deus, a Pátria, a Família e a Humanidade;

     II -      Exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento e aprimoramento dos Costumes;

     III -     Lutar pelo princípio da Eqüidade, dando a cada o que for justo, de acordo com a sua capacidade, obras e méritos;

     IV -    Combater o fanatismo e as paixões que acarretam o obscurantismo;

     V -     Praticar a caridade, o amor fraterno e a beneficência, de modo sigiloso, sem humilhar o necessitado, incentivando o Voluntariado, o Mutualismo, o Cooperativismo e outros meios de ação social;

     VI -    Combater todos os vícios;

     VII -   Considerar o trabalho lícito e digno como dever primordial do homem;

     VIII -  Defender os Direitos e as Garantias Individuais;

     IX -    Exigir tolerância para com toda e qualquer forma de manifestação de consciência, de religião ou de filosofia, cujos objetivos sejam os de conquistar a Verdade, a Moral, a Paz e o Bem Estar Social;

     X -     Induzir seus adeptos, através dos ensinamentos Maçônicos, a se dedicarem à Felicidade de seus semelhantes, não somente porque a Razão e a Moral impõem tal obrigação, mas porque esse sentimento de solidariedade os fez filhos Comuns do Universo e amigos de todos os seres humanos.

bottom of page