top of page

Regularidade: Quando uma Grande Loja ou Grande Oriente são regulares e reconhecidos na maçonaria?



Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI)
Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI)

Em 1929, a Grande Loja Unida da Inglaterra publicou os “Princípios Básicos para o reconhecimento” de regularidade de outras lojas e potências. A partir de então, todas as instituições maçônicas que buscam serem justas e perfeitas os incorporaram. São 8 os princípios básicos:


  1. Regularidade de origem, ou seja, cada Grande Loja deve ter sido legalmente constituída por uma Grande Loja devidamente reconhecida ou por três ou mais lojas regularmente constituídas.

  2. A crença no Grande Arquiteto Do Universo e Sua Vontade revelada será uma condição essencial para a admissão de seus membros.

  3. Que todos os iniciados prestem seus juramentos, a vista do Livro da Lei Sagrada, simbolizando a revelação do Alto que atinge a consciência do indivíduo em particular que está sendo iniciado.

  4. Que os membros da Grande Loja e das Lojas individuais sejam exclusivamente homens, e que nenhuma Grande Loja deve manter relações maçônicas com lojas mistas ou com obediências que aceitem mulheres como seus membros.

  5. Que a Grande Loja mantenha jurisdição soberana sobre as Lojas que estão sob o seu controle, ou seja, deve ser uma organização responsável, independente e governada por ela mesma, exercendo sua autoridade única e indiscutível sobre os graus simbólicos do ofício (Aprendiz, Companheiro e Mestre) dentro de sua jurisdição, e que não pode depender nem compartilhar de maneira nenhuma sua autoridade com um Supremo Conselho ou outro Poder que reivindique controle ou supervisão sobre esses graus.

  6. Que as três Grandes Luzes da Maçonaria (ou seja, o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e Compasso) estarão sempre expostos quando a Grande Loja ou suas Lojas subordinados estejam em trabalho, sendo o primeiro entre eles, o Livro da Lei Sagrada.

  7. Que a discussão de assuntos políticos ou religiosos estejam estritamente proibidos dentro de loja.

  8. Que os princípios dos Antigos LANDMARKS e os usos e costumes da Fraternidade sejam rigorosamente observados.


Mudança nos critérios básicos


Queda do Muro de Berlim (Foto: O Globo)
Queda do Muro de Berlim (Foto: O Globo)

Com a queda do Muro de Berlim, os países, onde a maçonaria era proibida, ascenderam novamente as discussões sobre o reconhecimento. Diante de um novo cenário histórico e social, a Grande Loja Unida da Inglaterra alterou alguns pontos dos princípios básicos, copilando-os para 7. Ficaram assim:


  1. Deve ter sido legalmente constituída por uma Grande Loja Regular ou por três ou mais lojas particulares, se cada uma delas tenha sido legitimada por uma Grande Loja regular.

  2. Deve ser verdadeiramente independente e autônoma e manter a autoridade incontestável sobre a Maçonaria base (ou seja, os graus simbólicos de Aprendiz, Companheiro e Mestre) dentro da sua jurisdição, e não sob a dependência, nem compartilhar seu poder de maneira alguma com um outro corpo maçônico.

  3. Os maçons sob a sua jurisdição devem acreditar em um Ser Supremo.

  4. Todos os maçons sob a sua jurisdição, devem tomar as suas obrigações, sobre ou em plena vista do Livro da Lei Sagrada (a Bíblia) ou sobre o livro que o candidato considere como sagrado.

  5. As três grandes luzes da Maçonaria (que são o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e Compasso) devem estar expostos quando a Grande Loja ou suas lojas subordinadas forem abertas.

  6. Discussões políticas e religiosas devem ser proibidas em suas lojas.

  7. Devem aderir aos princípios estabelecidos (os Antigos Landmarks) e os costumes do Ofício e insistir para que eles sejam observados dentro de suas lojas.


Analisando os princípios de regularidade, tanto de 1929, como de 1989, concluímos que o Grande Oriente Independente de São Paulo (GOISP) cumpre todos. Por isso, podemos assim afirmar que o GOISP pratica a verdadeira Maçonaria, Justa e Perfeita, bem como, a Constituição de James Anderson e os 25 Landmarks de Albert G Mackey.


Conheça a família GOISP. Entre em contato.


Jorn Mendes Netto

MTB: 71351 SP

Diretor de Comunicação e Marketing do GOISP


500 visualizações
bottom of page