top of page
LISTEL GOISP.png

 GRANDE ORIENTE MAÇÔNICO INDEPENDENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

O Grande Oriente Independente de São Paulo (GOISP) é uma Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica), fundada em 2012, por insatisfação de maçons pertencentes ao  Grande Oriente de São Paulo (GOSP/GOB), Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP) e Grande Oriente Paulista (GOP ou GOP-SP).

 

Em 31 de julho de 2012, 03 Lojas Maçônicas Regulares se reuniram para fundar uma Potencia Maçônica  Independente no Estado de São Paulo: ARLS Colunas do Bresser, ARLS Washington Luiz e ARLS Albert Pike e após várias reuniões exatamente em 07 de agosto de 2012 assinaram a ata de fundação, nascendo o Grande Oriente Maçônico Independente do Estado de São Paulo (GOISP), também chamado de Grande Oriente Independente de São Paulo (GOISP), após 3 meses de fundação do GOISP outras Oficinas se filiaram a este Grande Oriente, num total de 17 Lojas.

Histórico

No mesmo dia da fundação do GOISP, isto é, 07 de agosto de 2012, realizou a fundação da Loja Cavaleiros de Borba Gato, primaz de São Paulo, jurisdicionada diretamente ao Poder Central, como Loja Mãe e com sua nova denominação de: Augusta e Respeitável Grande Benfeitora da Ordem Loja Simbólica CAVALEIROS DE BORBA GATO Nº 01, e as lojas fundadoras com as suas respectivas.

 

A Loja Mãe é composta pelo Grão Mestre, Grão Mestre Adjuntos, Grandes Secretários e representante do Ministério Público, onde se reuni 2 vezes por ano, nos meses de Dezembro e Janeiro ou quando for solicitada.

 

E neste mesma data realizou a eleição do primeiro Grão-Mestre, proclamada a eleição para o biênio de 2012 à 2014.

Com a criação deste novo Grande Oriente foi para cumprir rigorosamente os 25 Landmarks de Albert Gallatin Mackey, a Constituição dos Maçons Livres ou a Constituição de Anderson de 1723, os 8 pontos de regularidades emitida pela UGLE(Grande Loja Unida da Inglaterra) e as 12 Regras da Maçonaria Regular Universal, para uma Maçonaria Justa e Perfeita dentro do Estado de São Paulo, e para conquistar o devido Reconhecimento pela superfície da terra, pois a Regularidade já temos conforme preceita as Leis Brasileira e Maçônicas.

Organização

O Grande Oriente Independente de São Paulo se organiza no formato de Grande Oriente , com o Poder Executivo organizado em Grão-Mestrado e Grandes Secretarias (que formam, juntamente com outros 7 representantes nomeados o Ilustre Conselho Deliberativo) e Delegacias; o Poder Legislativo é exercido pela Poderosa Assembleia Maçônica Estadual Legislativa – PAMEL, onde cada loja tem o direito de eleger um deputado. O Judiciário é formado pelo Ministério Público Maçônico, o Egrégio Tribunal de Justiça Maçônica, o pelo Superior Tribunal de recurso da Justiça Maçônica.

Ritos

O Grande Oriente Independente de São Paulo (GOISP) trabalha com os seguintes ritos maçônicosRito Escocês Antigo e AceitoRitual de Emulação Inglês e Rito de York Americano de 1898.

Grão-Mestres

Fundado o Grande Oriente Independente de São Paulo (GOISP) em 2012 e promulgado sua constituição em 2014 e alterada em 2022.

Ocorrem as eleições gerais no GOISP, passando a ocupar o cargo de Grão-Mestre:

  • 2012 - 2014   Sandro M. Vasconcelos (renunciou assuntos saúde)

  • 2013 - 2014   Celso Jayme (interino)

  • 2015 - 2017   Celso Jayme 

  • 2016 - 2016   José Ronaldo Gonçalves (interino)

  • 2015 - 2017   Celso Jayme

  • 2018 - 2020   José Ronaldo Gonçalves

  • 2019 - 2020   Diogo Daniel Lopes Silva (interino)

  • 2021 - 2024   José Ronaldo Gonçalves

bottom of page