Origem do Dia do Maçom no Brasil


O maçom Dom Pedro I no grito do Ipiranga. Independência e a Maçonaria (Imagem: Site Brasil que Pensa)

Gonçalves Ledo é considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, além de ser jornalista e político liberal, com grande influência na época. (Foto: Blog Ledo e a Independência)

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado originalmente no dia 20 de agosto. Esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que essa instituição teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil.


De acordo com a história maçônica, em 20 de agosto de 1822, as Lojas "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade" realizaram sessões históricas no Rio de Janeiro, onde o maçom Gonçalves Ledo teria discursado de maneira inspiradora sobre a Independência do Brasil naquele ano. Gonçalves Ledo é considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, além de ser jornalista e político liberal, com grande influência na época.


Isso inspirou o maçom e Príncipe Regente do Brasil Dom Pedro I, que proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro.


GOISP – Grande Oriente Independente de São Paulo


Também em agosto, mas no dia 7 e no ano de 2012, reuniram-se três Lojas Independentes para criar uma nova Potência, nascendo assim o GOISP - Grande Oriente Maçônico Independente do Estado de São Paulo. O objetivo foi a criação de uma instituição maçônica, soberana, independente, simbólica, regular, legal e legítima não sendo subordinada a qualquer outra instituição. O GOISP é regido por sua Constituição, que é seu Estatuto Social, como pessoa jurídica de direito privado e de acordo com a legislação civil vigente.


Teve sua Carta Patente Carta Patente outorgada em 25 de setembro de 2012, sob nº 07 pela “Gran Loggia Regolare D’Itália Degli”, em Cosenza, Itália e ratificada em 12 de junho de 2015 em Barranquilla, Colômbia pela “GranLogia Soberana UMSOI de La Republica de Colômbia”.

Em 11 de novembro de 2018, em Cartagena das Índias ou Cartagena - Bolívar, na Colômbia, recebeu do Grande Oriente Nacional Colombiano/Grande Oriente Neogranadino a CARTA PATENTE para trabalhar nos três Graus Simbólicos, denominado Lojas Azuis de uma das mais antigas Ordens Maçônicas do Mundo, pelas mãos do Grão-Mestre Milciades Osório Dìas.


O GOISP se orgulha de ser a única potência maçônica em São Paulo e no Brasil a possuir uma Carta Patente expedida por uma potência centenária. Tem sua sede no bairro da Mooca, Rua Ipanema, 422. Seu horário de funcionamento é das 14h às 20h, de segunda à sexta.


Venha fazer parte da Verdadeira Maçonaria Brasileira. Entre em contato.


Jorn. Mendes Netto

Assessor de Imprensa e Comunicação

MTB: 71.351 SP

Acesse também:

.:Maçonaria realiza evento público para celebrar Dia do Maçom:.

.:GOISP Regular e Reconhecido:.


46 visualizações

Informações:

 

Atendimento Poder Central

 

De 2ª Feira á 6ª Feira

Das 14hs as 20hs ( horário de Brasília)

Fechado: Domingos e feriados*

*Sujeito a alterações

 

Telefones de Atendimento 24 Hs

(11) 9.4761 - 3852 Nextel

+55 (11) 2337 7595

E - MAIL:

Telefone Poder Central:: 

Visitantes

  • Facebook App Icon
  • Instagram
  • Twitter App Icon
  • LinkedIn App Icon
  • Blogger ícone social

© 2012-2019 by GOISP - Grande Oriente Independente do Estado de São Paulo