O GOISP enaltece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Nossa Potência repudia qualquer ato de racismo, discriminação e desigualdade social
A maçonaria é regida pelo tripé “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Princípios que parecem simples, se olharmos de maneira superficial ou em um primeiro momento, mas ao mesmo tempo muito complexos, uma vez que suas definições e aplicações irão depender da realidade sociocultural, econômica e histórica de cada região, tempo e realidade. Lidar com as diferenças sempre foi um grande empecilho para a humanidade em qualquer época.

Por essa razão, falar em Dia da Consciência Negra, ou oficialmente, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é também falar de Maçonaria. Você pode estar se perguntando, mas o que tem haver a Ordem com esse dia. Foi graças a ação de maçons livres e de bons costumes da época, do início ao final do século XIX, que se iniciou o movimento considerado o embrião do Dia da Consciência Negra, mas não menos importante, que foi a Abolição da Escravatura.
Afinal, a Maçonaria nesse século, como em outros também, foi responsável pelas grandes transformações ocorridas em terras tupiniquins: Revolução Pernambucana (1817), Independência do Brasil (1822), Revolução Liberal (1842) e a própria campanha pela extinção da escravatura de negros africanos no Brasil (1850-1888), além da proclamação da República (1889) celebrada no último dia 15.
Para o maçom liberdade não é fazer o que bem entender, com objetivo egoístas, mas sim, fazer o que é correto, por mais que possa doer individualmente, de modo que decisão tomada e sua consequente ação promova o bem comum, ou seja, o bem da coletividade. Igualdade é que todos independente do credo religioso, posição social, nacionalidade, raça ou profissão são iguais.
Por fim, a fraternidade. Quando se é respeitado a liberdade de cada um, como também, todos são tratados de forma igualitária, a fraternidade poderá reinar e todos se considerarão como irmãos. Com esse sentimento, a humanidade será para esse grupo uma imensa família harmônica.
Por isso, privar de liberdade nem se for uma única pessoa, tratá-la com desigualdade e não ser fraternal em suas necessidades essenciais, seja por fins egoísticos, mercantilistas para a época e capitalistas para atualidade, constituem-se em atitudes antimaçônicas. Significa ferir a pura essência da Ordem.
Dia da Consciência Negra
