top of page

O GOISP enaltece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra



Nossa Potência repudia qualquer ato de racismo, discriminação e desigualdade social


A maçonaria é regida pelo tripé “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Princípios que parecem simples, se olharmos de maneira superficial ou em um primeiro momento, mas ao mesmo tempo muito complexos, uma vez que suas definições e aplicações irão depender da realidade sociocultural, econômica e histórica de cada região, tempo e realidade. Lidar com as diferenças sempre foi um grande empecilho para a humanidade em qualquer época.


Trabalho escravo de negros no Brasil, uma vergonha nacional (Imagem: Arquivo DMC)
Trabalho escravo de negros no Brasil, uma vergonha nacional (Imagem: Arquivo DMC)

Por essa razão, falar em Dia da Consciência Negra, ou oficialmente, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é também falar de Maçonaria. Você pode estar se perguntando, mas o que tem haver a Ordem com esse dia. Foi graças a ação de maçons livres e de bons costumes da época, do início ao final do século XIX, que se iniciou o movimento considerado o embrião do Dia da Consciência Negra, mas não menos importante, que foi a Abolição da Escravatura.


Afinal, a Maçonaria nesse século, como em outros também, foi responsável pelas grandes transformações ocorridas em terras tupiniquins: Revolução Pernambucana (1817), Independência do Brasil (1822), Revolução Liberal (1842) e a própria campanha pela extinção da escravatura de negros africanos no Brasil (1850-1888), além da proclamação da República (1889) celebrada no último dia 15.


Para o maçom liberdade não é fazer o que bem entender, com objetivo egoístas, mas sim, fazer o que é correto, por mais que possa doer individualmente, de modo que decisão tomada e sua consequente ação promova o bem comum, ou seja, o bem da coletividade. Igualdade é que todos independente do credo religioso, posição social, nacionalidade, raça ou profissão são iguais.


Por fim, a fraternidade. Quando se é respeitado a liberdade de cada um, como também, todos são tratados de forma igualitária, a fraternidade poderá reinar e todos se considerarão como irmãos. Com esse sentimento, a humanidade será para esse grupo uma imensa família harmônica.


Por isso, privar de liberdade nem se for uma única pessoa, tratá-la com desigualdade e não ser fraternal em suas necessidades essenciais, seja por fins egoísticos, mercantilistas para a época e capitalistas para atualidade, constituem-se em atitudes antimaçônicas. Significa ferir a pura essência da Ordem.


Dia da Consciência Negra


Zumbi dos Palmares faleceu em 1695. Foi um dos principais líderes negros do Brasil que lutou bravamente pela libertação do seu povo. (Imagem: Arquivo DMC GOISP)