top of page

Momento ecológico e em família na Unidade de Conservação de Paranapiacaba

Loja Albert Pike organiza nova Caminhada Ecológica


Cachoeira da Fumaça na Unidade de Conservação de Paranapiacaba, Santo André (SP) (Foto: Thiago Souza)
Cachoeira da Fumaça na Unidade de Conservação de Paranapiacaba, Santo André (SP) (Foto: Thiago Souza)

Depois da magnífica experiência na Serra do Mursa, em Várzea Paulista (SP), a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Albert Pike, nº 07, Oriente de São Paulo do GOISP, promoverá nova “Caminhada Ecológica” agora em Paranapiacaba, distrito de Santo André (SP).


O “Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba” além de ser uma região de farta reserva natural e serrana, possui um valor histórico e cultural sem precedentes.

Venerável Mestre da Loja 07, Douglas de Lima e o Irmão Daniel de Lima Ruas  na 1ª Caminhada Ecológica edição Serra do Mursa em Várzea Paulista (SP) (Foto: Daniel de Lima Ruas)
Venerável Mestre da Loja 07, Douglas de Lima e o Irmão Daniel de Lima Ruas na 1ª Caminhada Ecológica edição Serra do Mursa em Várzea Paulista (SP) (Foto: Daniel de Lima Ruas)

O passeio está programado para o próximo dia 13 de outubro, com início previsto para 6h30. O ponto de encontro será no McDonald da cidade de Mauá (SP), localizado na Avenida João Ramalho, 1504, Vila Noemia.


Para participar é necessário a confirmação e contato com o Venerável Mestre da Loja 07, Douglas de Lima (cel: 1194597-6282), ou, com o Irmão Daniel de Lima Ruas (cel: 98967-4301).


A programação


Imagem da trilha enviada pelo Venerável Douglas de Lima da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Albert Pike, 07
Imagem da trilha enviada pelo Venerável Douglas de Lima da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Albert Pike, 07

O Circuito escolhido para essa edição, de vários possíveis neste parque, será o Circuito da Cachoeira da Fumaça.


O trajeto possui aproximadamente 7 Km, com duração média de 3h. Devido sua geografia e graus de dificuldades, orienta-se a não levar crianças, somente jovens, com idade a partir de 16 anos. A caminhada está aberta para participação de obreiros do GOISP, cunhadas, sobrinhos e amigos. Sem custo.


Após a trilha, todos que desejarem serão conduzidos até a histórica Vila para o almoço (neste momento com cada participante arcando com suas despesas).


É recomendado que os participantes levem consigo água, lanche leve, mãos livres, bota ou tênis para molhar, uma troca de roupa.


“Um dos objetivos [desta caminhada] é a confraternização entre os irmãos e a possibilidade de ajuda ao próximo, além do respeito à natureza e a possibilidade de contemplação do Criador”, elucidou o Venerável Douglas.


Mais sobre esse paraíso cultural e ecológico


"Paranapiacaba" tem origem etimológica tupi e significa "lugar de onde se vê o mar". É a somatória de paranã (mar), epîak (ver) e aba (lugar). Fica localizada a aproximadamente 70 km da capital paulista.


Unidade de Conservação de Paranapiacaba (Foto: Cléber Machado)
Unidade de Conservação de Paranapiacaba (Foto: Cléber Machado)

Seu povoamento teve início na criação do centro de controle operacional e residencial da Companhia Inglesa de Trens: São Paulo Railway. Essa concessionária comandava as estradas de ferro da Serra do Mar paulista, operando também, com o transporte de cargas e pessoas do interior do estado até Santos, ou sentido contrário.


Esse meio de transporte viveu auge entre 1870 e 1920, no mesmo período do auge da produção de café.


História Vila Inglesa de Paranapiacaba (Foto: Luis Henrique de Abreu Barbosa)
História Vila Inglesa de Paranapiacaba (Foto: Luis Henrique de Abreu Barbosa)

O Parque Nascentes é uma Unidade de Conservação (UC) de jurisdição e proteção municipal. Possui 400 hectáres, constituída de Mata Atlântica, onde abriga a Vila Inglesa de Paranapiacaba.


O decreto de criação do parque, nº 14.937 de 05 de junho de 2003, visa proteger sua riqueza natural, destacando os contrafortes da Serra do Mar, as nascentes formadoras do Rio Grande, incluindo a Cachoeira da Fumaça, valorizando também o patrimônio histórico nacional da “Vila de Paranapiacaba”.


Essa UC fica do lado de mais duas: a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e o Parque Estadual da Serra do Mar. As três formam um extenso corredor ecológico. Integram a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, tombada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).


Diante de tudo isso, sem dúvida alguma será um momento especial para se passar em família, amigos e irmãos.


Fonte: Secretaria de Cultura, de Esporte, de Lazer, de Meio Ambiente e de Turismo do município de Santo André (SP)


Jorn Mendes Netto MTB: 71.351-SP

Diretor de Comunicação e Marketing do GOISP

96 visualizações
bottom of page