top of page

Associação usa indevidamente nome do GOISP #FakeNews

Nota de Repúdio e Esclarecimento


O GOISP só realiza tratado de amizade e cooperação mútua com Potências Regulares

O fato


No último dia 16 de janeiro, uma associação intitulada “Ordem Maçônica Cristã”, realizou uma indevida postagem em sua fanpage no Facebook associando o Grande Oriente de São Paulo (GOISP) ao seu nome.

Imagem alterada e usada indevidamente pela Ordem Maçônica Cristã do Brasil
Imagem alterada e usada indevidamente pela Ordem Maçônica Cristã do Brasil

Para realizar tal feito, a mesma se apropriou de uma imagem utilizada pelo GOISP em seu site e na capa de sua fanpage oficial do facebook, onde se visualiza dois cavaleiros templários reverenciando o logotipo pela nossa potência. Abaixo dos dizeres “Grande Oriente Independente de São Paulo” os supostos irmãos colocaram em vermelho os dizeres “Grande Loja Maçônica Cristã do Brasil”.

Imagem original e correta utilizada pelo GOISP
Imagem original e correta utilizada pelo GOISP

A referida postagem criou um verdadeiro “rebuliço” no mundo maçônico onde diversos irmãos passaram a acreditar que o GOISP havia feito um tratado com tal instituição que não cumpre os requisitos universais de regularidade tão apreciados e seguidos por nossa potência.


Não sabemos ao certo as razões que motivaram tal conduta, mas o GOISP afirma categoricamente que o conteúdo é um legítimo Fake News.


GOISP Regular e Reconhecido


O GOISP segue impreterivelmente os 25 Landmarks de Albert Gallatin Mackey e a Constituição de James Anderson de 1723, ademais, cumpre indubitavelmente os Princípios Básicos de Reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra, outrossim, a Regra de 12 Pontos para Reconhecimento da Maçonaria Universal.


Por essa razão, o GOISP realiza diversos tratados internacionais e nacionais, e possui lugar de destaque na Maçonaria Mundial.


Tal associação


Após o imediato contato por parte do Poder Central do GOISP com a referida agremiação, a mesma retirou do ar o conteúdo indevido e uma pessoa que se apresentou como “Aquiles” e responsável pela mesma enviou os seguintes dizeres de desculpas: “Poderoso (se referindo ao Grão-Mestre do GOISP José Ronaldo Gonçalves) acho que sanei o desconforito (sic) criado aos senhores...espero ter o vosso perdão...assumo este erro..grave..dos (sic) meus companheiros ...espero pode cooperar para restaurar o sorriso no coração dos senhores e a paz reine ...sem mais Grato pela oportunidade..de (sic) me ajudar a ser melhor a cada dia..desculpe a demorar (sic)...estou a (sic) disposição.”


Postura maçônica


Um maçom deve seguir fielmente as leis de seu país, e por essa razão, muito embora Fake News ainda não tenha uma legislação especifica, pode ser considerado crime se utlizarmos como base infrações já estabelecidas em nossa constituição como calúnia, estelionato, difamação, danos morais e assim por diante.


Não seguir as leis do país é uma atitude antimaçônica, portanto, prova a irregularidade desta entidade e por isso o não reconhecido por nossa potência


São Paulo, 28 de janeiro de 2020


Diretoria de Comunicação e Marketing do GOISP

333 visualizações
bottom of page