top of page

8 Pontos de Regularidade da UGLE e 12 Regras da Maçonaria Regular


O GOISP – Grande Oriente Maçônico Independente do Estado de São Paulo é uma organização maçônica reconhecida como Regular.

A Maçonaria Regular foi institucionalizada em 1717. Nesta data, quatro loja maçônicas de Lodres constituíram a Premier Grand Lodge.







A Maçonaria Regular rege-se por 12 Princípios, ou Landmarks Regulares, também conhecidos pelos 12 Pontos ou Regras de Regularidade, que poderão ser consultados.


Entre essas Regras da Regularidade avultam as de que apenas podem ser admitidos como maçons regulares homens livres e de bons costumes, crentes no Criador (mas cabendo à livre e íntima consciência de cada um a concepção individual do mesmo, a religião que professa e a forma como o faz) e a exclusão de qualquer controvérsia sobre Política ou Religião.


Os trabalhos das Lojas Maçônicas Regulares são conduzidos à Glória do Grande Arquiteto do Universo (a denominação, abrangente a todas a crenças e religiões que os maçons utilizam para se referir ao Criador) e na presença das 3 grandes Luzes da Maçonaria: o Livro Sagrado (ou livros Sagrados, se em assembléia houver elementos que, professando diferentes religiões, tenham diversos Livros Sagrados), o Esquadro e o Compasso.


A observância estrita destes princípios distingue a Maçonaria Regular de outras formas de entender e praticar o fenômeno, designadamente da Maçonaria dita Irregular ou Liberal, originada em diferente concepção, nascida em França. São diferentes a identidade e alguns princípios seguido por esta duas formas de praticar e entender a Maçonaria.


Em contraposição a esta mencionada distinção de princípios, é comum a toda a boa pratica da Maçonaria, seja Regular, seja Irregular ou Liberal, a existência de um especifico método de aperfeiçoamento pessoas e moral (e, para a Maçonaria Regular, também espiritual), baseado no estudo Simbolismo e na analise, compreensão, aplicação e relacionação dos significado obtido dos símbolos estudados, na aquisição e consolidação de conhecimento através de sucessivos patamares e na interiorização das lições recebidas da sua absorção global, pela Razão e Emoção.


Essenciais ao espírito e pratica maçónicos são a contribuição do conhecimento e esforço individuais para o grupo em que o individuo se insere-a Loja, correspondentemente retribuídos pelo papel do grupo no aperfeiçoamento individual. Instituição buscadora da excelência, da Sabedoria, da Força e da Beleza, funcionando segundo os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Maçonaria desde há séculos que transforma homens bons em homens melhores e, por essa via, contribui para a melhoria das sociedades em que se insere.


Onde a Maçonaria Regular é a maior e mais antiga ordem secular fraternal no mundo, que reúne homens de todos os países, raças, crenças, opiniões, em paz e harmonia.


É uma fraternidade universal, dedicada ao aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual dos seus membros.


A Maçonaria Regular é uma organização filosófica que privilegia o estudo dos símbolos como meio e ferramenta para que cada membro prossiga o objetivo do aperfeiçoamento do seu carácter.


A Maçonaria Regular alerta os homens para o conhecimento de que o caminho para a felicidade é encontrado no trabalho de aperfeiçoamento do espírito e intelecto, para que se empenhem em chegar tão próximo quanto possível do máximo do seu potencial, tendo em atenção os ditames da moral, da justiça, do patriotismo e do amor fraterno.


A Maçonaria Regular trabalha à Glória do Grande Arquiteto do Universo, expressão que utiliza para designar o Principio Divino Criador que cada um dos seus membros conceba ou aceite, seguindo sua convicção religiosa ou espiritual.


O seu objetivo único é o aperfeiçoamento de cada um dos seus elementos e, por essa via, a melhoria e o progresso da Sociedade, como resultado desse aperfeiçoamento.

705 visualizações
bottom of page